Os símbolos do meu treino de karate

Descubra como e porque eu voltei a usar a faixa branca nos meus treinos de karate.

Como é sua rotina de treino de karate?

Quem me conhece um pouco mais, sabe que eu procuro treinar todas as manhãs sozinho no dojo.

De uns anos para cá eu adotei usar, neste momento, a faixa branca. Funciona, para mim, como um símbolo de manter ativo o meu espírito de aprendiz, de modo a eu me abrir para ter o maior número de percepções sobre a técnica que eu estou treinando.

Este símbolo nasceu por acaso. Você acha que o acaso existe?

De qualquer modo, eu quero contá-lo aqui.

Um dia esqueci minha faixa preta em casa, apesar de estar a poucos metros para buscar, decidi colocar uma branca que estava à vista. Simplesmente a amarrei na cintura.

Acontece que ao me olhar no espelho de novo de faixa branca foi revelador. Senti uma enorme emoção, inesperada. Naquele momento, tive a noção da necessidade de me portar com humildade, como um aprendiz o tempo todo, assim isso tem sido de grande valor para mim.  

Desde então, com este espírito eu abro meu treino.

Mantenho aberta a minha disposição de aprender e por isso tenho tido diversas novas percepções sobre os katas. Desde o Heian Shodan, sempre há um entendimento novo e a minha prática caminha assim para uma nova dimensão.

Eu também adotei o hábito de compartilhar meu aprendizado, mais do que apenas um a um dos alunos no dojo, o que faço há mais de 35 anos com enorme alegria! Mas também senti a necessidade de encontrar uma forma de ampliar as percepções que me chegam.

Desta forma, nasceram diversos canais: este blog, as redes sociais como YouTube, Instagram e Facebook. Organizo meus pensamentos e reflexões em vídeos, textos e aulas on-line no intuito de alcançar mais e mais pessoas. Por lá recebe sugestões, críticas e aprendo mais e mais.

Sempre digo que estamos formando uma enorme comunidade de karatekas raiz no Brasil e quero fortalecer o detalhamento da técnica. Quero que todos tenham a clareza e a dedicação de detalhar os katas.

Trabalho para resgatar a técnica, para aprofundar nos movimentos de modo a ter mais eficiência, mas sobretudo ter uma densidade capaz de alcançar a espiritualidade no karate.

Por isso, coloquei o programa Hajime com todos os Heian e o Tekki Shodan. E assim, recentemente, iniciei o Dojo em Casa, onde tenho um contato ao vivo e passo minha forma de ensinar o karate para karatekas em qualquer lugar do Brasil. É uma enorme satisfação poder contribuir pra a qualidade do karate de tanta gente.  

Para isso vivo todos os dias.

Deixe o seu comentário

Helio Arakaki Sensei

Helio Arakaki Sensei

Arakaki sensei é 5º Dan pela ISKF e 6⸰ Dan pela CBK. Começou sua prática aos 12 anos e é um dos discípulos diretos do sensei Juichi Sagara, um dos introdutores do Karate Shotokan no Brasil.

ARTIGOS RECENTES

INSCREVA-SE NO CANAL

PUBLICAÇÕES

SENSEI: A JORNADA ESPIRITUAL

por Helio Arakaki Sensei. Primeira Edição Esgotada. Em breve uma nova edição.

SHOSHIN: CIÊNCIA, ARTE E ESPIRITUALIDADE DO KARATÊ-DÔ (VOLUME I)

por João Cruz Erbano Filho e Hélio Arakaki. Versão digital à venda na Amazon.com.

Cadastre-se e receba conteúdos com prioridade

Livro "SENSEI - Uma Jornada Espiritual"

Preencha corretamente os seus dados para que possamos entrar em contato assim que estiver disponível.

É nesse endereço de e-mail que serão enviadas todas as nossas comunicações. Suas informações estão seguras.
Política de Privacidade